NOTÍCIAS

A expansão do programa que leva cinema nos municípios do Estado de São Paulo

01 Ago 2013

Cinema, oficinas e formação: o Projeto Pontos MIS reúne uma série de filmes e oficinas em um circuito de mais de 130 cidades do Estado de São Paulo. O Museu da Imagem e do Som da Secretaria de Estado da Cultura promove a difusão do cinema, incentivando a formação de público e contribuindo com o acesso ao cinema.

Dando continuidade à expansão da programação de filmes, o projeto conta com sete novos longas-metragens, como o filme ‘Vermelho como o céu’. O filme conta a história de um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema, mas após um acidente perde a visão. Rejeitado pela escola pública, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, ele descobre um velho gravador e começa a criar histórias sonoras, unindo sua paixão pelo cinema e a sua imaginação para contar histórias.

O curta metragem Linha do Mar, de Felipe Vernizzi, foi um dos ganhadores do Residência Pontos MIS, que resultou no incentivo das produções audiovisuais independentes, oferecendo capacitação com profissionais renomados, entre eles, Miriam Biderman, Esmir Filho e Di Moretti.
Linha do Mar foi selecionado pela qualidade de sua produção para fazer parte da programação do projeto. O curta conta história de André, uma criança sonâmbula que foge todas as noites de casa para ir se deitar na areia da praia. Sua mãe passa a redobrar a atenção criando uma estratégia para perceber as fugas utilizando uma linha de barbante amarrada entre ela e o filho. Após trinta anos, André continua a sonhar com o mar, mesmo morando distante dele. Decide então voltar com sua família até a praia em que dormia na infância e lá, André terá mais um sonho.

O programa Pontos MIS oferece também novas oficinas de audiovisual. A novidade para este mês é a Oficina de edição, ministrada por André Francioli, o objetivo da oficina é fazer com que os alunos conheçam algumas das principais técnicas de edição e montagem de filmes, possibilitando ao aluno distinguir as diferenças entre o clássico e o moderno, assim como, identificar funções específicas do corte e outras operações básicas na construção da narrativa e da estética cinematográficas.

Pontos MIS tem duas plataformas que servem para divulgar toda a programação e reunir público interessado em cinema. Acesse o site do Pontos MIS  e a nossa página no Facebook para acompanhar as últimas novidades do programa.