NOTÍCIAS

Filmes europeus têm destaque na programação de novembro do Pontos MIS

04 Nov 2013

O Pontos MIS de novembro conta com 68 programas, que incluem uma vasta programação de filmes de todos os gêneros. O programa do Museu da Imagem e do Som e da Secretaria de Estado da Cultura, que apoia a difusão cultural e incentiva a formação de público cinematográfico, já alcançou 140 pontos no Estado de São Paulo. Em novembro a programação destaca os longos europeus My Way, o Mito Além da Música e Piaf – um Hino de Amor.

O francês My Way, o Mito Além da Música (2012), dirigido por Florent-Emilio Siri, conta a fascinante (e real) história de Claude François, um ícone da música popular francesa, que teve uma visão de marketing para a autopromoção muito à frente de seu tempo. Um artista multifacetado, mas também mulherengo e extremamente vaidoso, Cloclo, como era conhecido, é o autor da canção Comme DHabitude, cuja versão em inglês, a clássica My Way, foi imortalizada na voz de Frank Sinatra.

Já Piaf – Um Hino de Amor (2007), uma co-produção entre França, República Tcheca e Inglaterra, dirigida por Olivier Dahan, narra a extraordinária vida da cantora Edith Piaf, de menina abandonada pela mãe, até o seu reconhecimento internacional, tornando-se uma das maiores intérpretes de todos os tempos. O longa traz um elenco de peso, como Emmanuelle Seigner, Gérard Depardieu e Marion Cotillard (Piaf), interpretação esta quu lhe rendeu diversos prêmios como o Oscar de Melhor Atriz, um César, um Globo de Ouro e um BAFTA.

Entre as 28 oficinas gratuitas, oferecidas pelo Pontos MIS, um dos destaques é o Projeto Re-Cena, ministrado por Leandro Watanabe (videoartista, roteirista e editor em trabalhos artísticos e cinematográficos) e Rafael Sasso (roteirista, diretor e escritor). Com 20 vagas e voltadas para maiores de 14 anos, este curso possibilita aos participantes a tentativa de adaptação de uma cena clássica do cinema, pré-selecionada, para o cotidiano de suas vidas. Eles poderão refletir sobre as peculiaridades de sua composição e os desafios que o diretor enfrentou para construí-la.


Sobre o Ponto MIS

O programa Pontos MIS é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da cultura. Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema. Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema. Acesse o site do Pontos MIS e a página no Facebook  para acompanhar as últimas novidades do projeto.