NOTÍCIAS

MIS Itinerante leva exposição Arte e cinema pelos posters ao interior paulista

18 Set 2013

O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Arte e Cinema pelos Posters nas cidades de Jacareí e Anhumas, no interior paulista. A mostra é realizada por meio do programa MIS Itinerante e programa Pontos MIS, que contempla 140 municípios espalhados pelo Estado de São Paulo. No primeiro semestre, a mostra passou pelos municípios de Tatuí e Itanhaém.

Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, Arte e Cinema Pelos Posters exibe, em cada uma das cidades, 30 cartazes de filmes consagrados. A mostra expõe um panorama histórico que trafega entre os diversos períodos do cinema, como o neo realismo italiano, expressionismo alemão, cinema novo, chegando à produção hollywoodiana. As obras serão expostas seguindo uma linearidade temporal que dialoga com o contexto histórico e estético de cada obra.

Entre os cartazes expostos em Jacareí estão os dos filmes Metrópolis (dir. Fritz Lang, Alemanha, 1927), Lolita (di. Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1962), Deus e O Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, Brasil, 1964), Taxi Driver (dir. Martin Scorsese, EUA, 1976) e Tudo Sobre Minha Mãe (dir. Pedro Almadovar, Espanha, 1999).
Já a cidade de Anhumas conta com posters dos longas Nosferatu (dir. F.W. Murnau, Alemanha, 1922), Um Corpo Que Cai (dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1958). Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (dir. François Truffaut, França, 1962), Apocalipse Now (dir, Francis Ford Coppola, EUA, 1979), Kill Bill (Dir. Quentin Tarantino, EUA, 2003), entre outros.

A exposição Arte e Cinema pelos Posters foi inaugurada em outubro de 2012 e ficou em cartaz até janeiro deste ano no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Além dos cartazes originais, a mostra também apresentou obras de 20 jovens artistas selecionados por convocatória, que revisitaram os cartazes originais com releituras livres.

Sobre o Pontos MIS
O programa Pontos MIS é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promoção do acesso ao cinema.