NOTÍCIAS

Pontos MIS chega a 140 cidades do Estado de São Paulo

01 Set 2013

O mês de setembro marca um alcance histórico no Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som e da Secretaria de Estado da Cultura que apoia a difusão cultural e incentiva a formação de público cinematrográfico, levando exibição de filmes para espaços alternativos e promovendo o acesso ao cinema. Agora, ao todo, são 140 Pontos MIS no Estado de São Paulo. As cidades de Águas de São Pedro, Atibaia, Auriflama, Emilianópolis, Itatinga, Piraju, Santo Antonio do Jardim, São Bento do Sapucaí e São Caetano do Sul passam a receber a programação do Pontos MIS.
Entre os destaques deste mês está a oficina “Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente”. Apresentada por Raphael Martinez, a oficina traça um panorama geral da criação de roteiro, pré-produção, execução e pós-produção de um projeto audiovisual. Serão mostradas técnicas que podem ser aplicadas facilmente em produtos como curtas-metragens, publicidade, programas de TV e videoclipes. Como produto final, os participantes produzirão um curta-minuto. Em cada cidade, são 20 vagas abertas.

Outra novidade é a exposição Arte e Cinema pelos Posters que chega agora às cidades de Jacareí e Anhumas. No primeiro semestre, a mostra passou pelos municípios de Tatuí e Jacareí. Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, Arte e Cinema Pelos Posters exibe, em cada uma das cidades, 30 cartazes de filmes consagrados. A mostra expõe um panorama histórico que trafega entre os diversos períodos do cinema, como o neo realismo italiano, expressionismo alemão, cinema novo, chegando à produção hollywoodiana. As obras serão expostas seguindo uma linearidade temporal que dialoga com o contexto histórico e estético de cada obra.

Entre os cartazes expostos estão artes clássicas como dos filmes Metrópolis (dir. Fritz Lang, Alemanha, 1927), Lolita (di. Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1962), Um Corpo Que Cai (dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1958), Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (dir. François Truffaut, França, 1962) e Apocalipse Now (dir, Francis Ford Coppola, EUA, 1979).
Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema. Acesse o site do Pontos MIS  e a nossa página no Facebook para acompanhar as últimas novidades do projeto.