NOTÍCIAS

Pontos MIS leva a exposição Arte e Cinema pelos Posters para mais duas cidades do interior paulista

19 Mai 2014

 O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição Arte e Cinema pelos Posters. Depois de passar por várias cidades do interior paulista, pelo programa Pontos MIS, a mostra chega a Guaiçara, onde fica em cartaz na Estação Criatividade de 20 de maio até 17 de junho, e em Palmital, no Centro Cultural Antonio Sylvio da Cunha Bueno, de 21 de maio até 18 de junho.
Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, a mostra exibe dezenas de posters de filmes que marcaram a história da cinematografia mundial e algumas releituras livres dos cartazes originais feitos por vários artistas. A exposição faz um panorama histórico dos diversos períodos do cinema, passando pelo neo realismo italiano, expressionismo alemão, cinema novo, chegando à produção hollywoodiana. Exposta em outubro de 2012 no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a mostra atualmente circula pelo Programa Pontos MIS nas cidades parceiras do Estado de São Paulo.
Os primeiros posters surgiram como ferramenta de divulgação de espetáculos dos mais diversos gêneros da sétima arte, e logo se tornaram referência de suas épocas, contando muito sobre aspectos como o período histórico, moda, costumes e design gráfico. A cidade de Guaiçara recebe posters dos longas Nosferatu (dir. F.W. Murnau, Alemanha, 1922), Um Corpo Que Cai (dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1958), Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (dir. François Truffaut, França, 1962), Apocalipse Now (dir, Francis Ford Coppola, EUA, 1979), Kill Bill (Dir. Quentin Tarantino, EUA, 2003), entre outros.
Entre os cartazes expostos em Palmital estão os dos filmes Metrópolis (dir. Fritz Lang, Alemanha, 1927), Lolita (di. Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1962), Deus e O Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, Brasil, 1964), Taxi Driver (dir. Martin Scorsese, EUA, 1976) e Tudo Sobre Minha Mãe (dir. Pedro Almadovar, Espanha, 1999).

Sobre o Ponto MIS
O programa é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema. Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema. Acesse o site do Pontos MIS www.pontosmis.org.br e a página no Facebook www.facebook.com/pontosmissp para acompanhar as últimas novidades do projeto.

SERVIÇO
Arte e cinema pelos posters

Palmital
DATA 21.05 a 18.06.2014
HORÁRIO Segunda a segunda, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
LOCAL Centro Cultural Antonio Sylvio da Cunha Bueno
ENDEREÇO Avenida Oriente, s/nº, Jardim das Flores
INFORMAÇÕES (18) 3351 2454 ou pelo e-mail cultura@palmital.so.gov.br
INGRESSO gratuito

Guaiçara
DATA 20.05 a 17.06.2014
HORÁRIO Segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30
LOCAL Estação Criatividade
ENDEREÇO Rua 9 de Julho, 203, Centro
INFORMAÇÕES (14) 3547 2972 ou pelo e-mail culturaeturismodeguaicara@hotmail.com
INGRESSO gratuito