NOTÍCIAS

Programação infantil tem destaque no Pontos MIS de outubro

09 Out 2013

As crianças têm lugar garantido na programação de outubro do Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som e da Secretaria de Estado da Cultura que apoia a difusão cultural e incentiva a formação de público cinematrográfico. O programa, que já alcançou 140 pontos no Estado de São Paulo, reservou atividades para agradar este público no mês dedicado às crianças.

Entre os filmes exibidos estão a animação francesa As Bicicletas de Belleville (2003), o longa brasileiro Garoto Cósmico (2007), dirigido por Alê Abreu, A Ilha do Terrível Rapaterra (2006), além da sequência Brichos – A Floresta é Nossa (2006) e Brichos 2 – A Floresta é Nossa (2012), ambos dirigidos por Paulo Munhoz.

Já entre os filmes adultos Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001) está entre os mais exibidos na programação. Dirigido por André Klotzel, o longa tem no elenco Sonia Braga, Reginaldo Faria e Stepan Nercessian, entre outros. Baseado no romance de Machado de Assis, de 1881, conta a história de Brás Cubas. Os espectadores acompanham o "defunto-autor", que após sua morte em 1869, decide narrar suas memórias e revisitar os fatos mais marcantes de sua vida. Memórias Póstumas de Brás Cubas está entre os 22 novos programas que passaram a integrar o Pontos MIS, no total são 68 programas diferentes.

Três novas oficinas compõem a programação do mês: “Conhecendo os gêneros cinematográficos”, “Oficina de construções de brinquedos ópticos” e “Projeto Re-Cena”. Apresentada pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, a oficina “Construções de brinquedos ópticos: zoo-fenaquistiscópio e taumatroscópio”, é destinada a crianças maiores de 7 anos. A oficina de animação visa, através da construção de brinquedos, estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos, possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.

Sobre o Ponto MIS

O programa Pontos MIS é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da cultura. Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema. Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema. Acesse o site do Pontos MIS www.pontosmis.org.br e a nossa página no Facebook www.facebook.com/pontosmissp para acompanhar as últimas novidades do projeto.