OFICINEIRO

Melissa Szymasnki

Melissa Szymasnki

Fotógrafa formada e pós graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design, SESC e no MIS - Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia :Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente foi convidada no primeiro congresso on line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para as agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens.

Para saber mais acesse: http://www.melissaszymanski.com

OFICINA

A importância do briefing e seus agregados

A partir de 16 anos
30 vagas

É essencial que o fotógrafo amador ou profissional, conheça o universo dos seus colegas de trabalho. Vendo que, em muitos casos, passam pelos mesmos desafios e percebendo que a diferença se faz na condução dos mesmos. O mercado nunca esteve tão democrático, e por isso mesmo, tão concorrido. Como obter as ferramentas para ter um diferencial? Seja na linguagem, em características de ineditismo, o fotógrafo deve permanentemente buscar e aprimorar seu caminho. Bate-papo com a fotógrafa Melissa Szymanski, contando suas inúmeras experiências na área e no mercado fotográfico. Busca-se também, facilitar o aprendizado da fotografia, bem como o trabalho do fotógrafo, partindo do pressuposto de que novas linguagens são criadas a partir de linguagens pré-existentes, ou seja, a partir de relatos históricos. Dessa forma, propõe -se a comunicação entre os profissionais envolvidos no mercado, desde o momento do briefing, até a realização e pós produção do trabalho.

Módulo I / Oficina de enquadramento e composição fotográfica

A partir de 14 anos
20 vagas

Vivemos numa demanda rápida, automatizada, muitas vezes sem respiro e respeito pela arte e universo ao nosso redor. Nunca se fotografou tanto, mas paradoxalmente, não olhamos verdadeiramente o que nos dispomos a registrar. A oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica é um convite a observação do espaço, da natureza e cotidiano a partir de qualquer aparelho fotográfico, do celular à câmera profissional. O participante terá a oportunidade de afinar a sensibilidade do seu olhar. A oficina tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, os participantes conhecerão a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos de grande importância para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.

Módulo II - Intermerdiário / Fotografia

A partir de 14 anos
20 vagas

A existência de “regras” representa um desafio para o fotógrafo ousado. Embora em geral devam ser seguidas certas diretrizes para a composição, pode-se muitas vezes ignorá-las com bons resultados, e nenhum fotógrafo deve permitir que essas normas levem a melhor sobre o seu próprio gosto ou instinto artístico. Para cada regra, existem centenas de fotografias excelentes, onde ela foi deliberadamente desobedecida. Para aqueles que já possuem noções básicas no conceito e prática em enquadramento e composição fotográfica, será proposta uma continuidade no aprendizado. Unindo teoria e prática para desobedecer as regras clássicas e experimentar novas possibilidades de olhar. O participante entenderá que para desconstruir uma imagem, primeiramente ele deverá conhecer a construção da mesma nos métodos clássicos. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.